FANDOM

Para ver sobre a liga de heróis com mesmo nome, veja Liga da Justiça.

Justice League (no Brasil e em Portugal, Liga da Justiça[3][4]) é um filme de super-herói estadunidense de 2017, baseado na equipe homônima da DC Comics, distribuído pela Warner Bros. Pictures, sendo o quinto filme do Universo Estendido DC. Dirigido por Zack Snyder e escrito por Chris Terrio e Joss Whedon, a partir de uma história de Snyder e Terrio,[1] é estrelado por Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Gal Gadot, Ezra Miller, Jason Momoa, Ray Fisher, Jeremy Irons, Diane Lane, Connie Nielsen, J. K. Simmons e Ciarán Hinds. Em Justice League, Batman e Mulher-Maravilha montam uma equipe de super-heróis composta por Flash, Aquaman e Ciborgue para enfrentar a ameaça catastrófica do Lobo da Estepe e seu exército de Parademônios.

O filme foi anunciado em outubro de 2014. As filmagens começaram em 11 de abril de 2016 e terminaram em 14 de outubro de 2016. Posteriormente, Joss Whedon foi contratado para escrever cenas que seriam filmadas durante as re-filmagens; no entanto, Snyder deixou o projeto em maio de 2017 após a morte de sua filha. Whedon então dirigiu as cenas adicionais.[5]

A pré-estreia de Justice League ocorreu em Pequim no dia 26 de outubro de 2017. No Brasil, foi lançado em 15 de novembro de 2017, chegando em Portugal no dia seguinte. Estreou nos Estados Unidos em 17 de novembro de 2017 nos formatos convencional, 3D e IMAX 3D. Recebeu críticas mistas da crítica especializada, destacando-se as performances do elenco, em especial Gadot e Miller, as sequências de ação e os efeitos visuais, enquanto o enredo, a narrativa, o ritmo, o vilão e o excessivo uso de CGI foram recebidos de forma negativa. O tom do longa-metragem obteve uma recepção polarizada, com alguns elogiando por ser mais leve do que os filmes anteriores da UEDC, enquanto outros avaliaram isso como inconsistente.[6] Com um orçamento estimado em US$ 300 milhões, é o quarto filme mais caro da história do cinema após Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, Avengers: Age of Ultron e Avengers: Infinity War.

EnredoEditar

Diferente dos outros longas da DC/Warner, este apostou em um tom mais leve e menos sombrio, semelhante ao seu antecessor, Wonder Woman. Justice League foi inicialmente dirigido por Zack Snyder, que antes de fazer algumas refilmagens, abandonou o projeto para lidar com a perda de sua filha, deixando Joss Whedon no comando. Este fez um grande corte e várias refilmagens no longa, alterando alguns fatores no enredo e o próprio tom do filme.[2]

O longa-metragem narra a junção da Liga da Justiça e seu primeiro combate contra o Lobo da Estepe e seus parademônios. O filme segue inicialmente Batman e Mulher-Maravilha enfrentando dificuldades em um mundo sem o Superman, e com alienígenas misteriosos vindo a Terra, decidem de uma vez por todas juntar os outros meta-humanos pelo planeta e formar uma aliança. Só assim eles serão capazes de impedir um mau muito maior que está por vir.

ElencoEditar

ProduçãoEditar

Quando surgiram rumores que Christopher Nolas iria dirigir um filme da Liga da Justiça,[7] ele mesmo os negou, até ser chamado como produtor executivo do filme mais tarde. Em junho de 2012, Will Beall foi chamado para cuidar do screenplay de Justice League, onde Batman, Superman e Mulher-Maravilha seriam personagens principais.[8][9] A Warner Bros. anunciou planos de lançar o filme em meados de 2015 para competir com Avengers: Age of Ultron, porém precisavam de completar o roteiro e contratar um diretor oficial.[10]

Zack Snyder, diretor de Man of Steel, afirmou que "eu [Snyder] não sei como 'Justice League' vai ser tratada. Honestamente, eu não sei. Mas 'Man of Steel' existe e Superman está nele. Eu não sei como você avançaria sem reconhecer isso," durante uma entrevista para New York Post em novembro de 2012. Ele também pediu para Warner "manter seu curso" com o universo cinemático deles.[11] Os vilões do Superman Brainiac e Apocalipse foram cogitados como antagonistas.

Foi anunciado em outubro de 2014 que o filme seria dividido em duas partes, sendo a primeira lançada em 2017 e a segunda em 2019.[12] No entanto, a produtora Deborah Snyder confirmou que os 2 filmes da Liga da Justiça não serão filmes divididos. Zack Snyder disse que será Justice League será mais influenciada por "The New Gods" de Jack Kirby.

Foi anunciado em 22 de maio de 2017, que Joss Whedon estaria participando para ajudar a supervisionar a conclusão da pós-produção e direcionar as refilmagens após Zack Snyder e Deborah Snyder deixarem o cargo por uma tragédia pessoal.[2] As cenas refilmadas entrariam em conflito com a agenda de Henry Cavill, o ator que interpreta Superman, que estava fazendo Mission: Impossible 6, pelo qual ele cresceu um bigode que ele foi contratado para manter enquanto filmava, então a equipe VFX de Justice League teve que recorrer ao uso de efeitos especiais para remover digitalmente o bigode nas cenas.[13]

Joss também mudou diversas coisas da visão de Snyder, como o filtro de cores, corte de cenas e mais comédia. Como ocorreu com Batman v Superman: Dawn of Justice e Suicide Squad, várias cenas do filme foram cortadas pela Warner para ficar mais curto. Diferente dos filmes anteriores, este não recebeu uma "versão estendida", tendo apenas a versão de blu-ray com uma cena inédita.

GaleriaEditar

Imagens promocionaisEditar

VídeosEditar

Links externosEditar

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 Warner Bros. confirma Lex Luthor e a 'Mulher-Maravilha' como personagens em 'Justice League' (em Inglês). Página visitada em 18/08/2018.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 Collider. Joss Whedon assumindo ‘Justice League’ para que Zack Snyder lide com tragédia pessoal. Página visitada em 18/08/2018.
  3. adoroCinema. Liga da Justice (2017). Página visitada em 18/08/2018.
  4. CineCartaz. Liga da Justiça (2017). Página visitada em 18/08/2018.
  5. Zack Snyder sai de 'Justice League' para lidar com tragédia familiar (em Inglês). The Hollywood Reporter. Página visitada em 18/08/2018.
  6. JUSTICE LEAGUE É UMA DECEPÇÃO (em Inglês). Rotten Tomatoes (16/11/2017). Página visitada em 18/08/2018.
  7. Exclusivo IESB: Grandes planos para Superman, Batman & CIA] (em Inglês). Página visitada em 25/08/2018.
  8. Filme ‘Justice League’ espera finalmente trazer Batman e Superman juntos nas telonas (em Inglês). Página visitada em 25/08/2018.
  9. Beall escrevendo 'Justice League' para Warner Bros. (em Inglês). Página visitada em 25/08/2018.
  10. 'Justice League' Aparecerá nas Telonas em 2015, Irão Competir com 'The Avengers 2' (em Inglês). Página visitada em 25/08/2018.
  11. 0Zack Snyder Diz Que 'Man Of Steel' Vai Manter As Coisas "Em Curso" Para 'Justice League' (em Inglês). Página visitada em 25/08/2018.
  12. Filmes da DC Comics Anunciados: ‘Suicide Squad,’ ‘Wonder Woman,’ ‘Justice League,’ ‘The Flash,’ ‘Aquaman’ (em Inglês). Página visitada em 25/08/2018.
  13. Quanto trabalho dará para remover o bigode de Henry Cavill para 'Justice League,' de acordo com os produtores (em Inglês). Business Insider (28 de julho de 2017). Página visitada em 31/07/2017.

Filmes no Universo Estendido DC
Filmes Man of Steel | Batman v Superman: Dawn of Justice | Suicide Squad | Wonder Woman | Justice League
Filmes que virão Aquaman | Shazam! | Wonder Woman 1984 | Birds of Prey | Cyborg | Green Lantern Corps
Filmes anunciados Batgirl | The Batman | Deathstroke | Filme do Coringa sem título | Flashpoint | Gotham City Sirens | Justice League Dark | Sequência de Justice League | Lobo | Sequência de Man of Steel | Nightwing | Suicide Squad 2 | Supergirl | The New Gods