FANDOM

Man of Steel (no Brasil, O Homem de Aço; em Portugal, Homem de Aço) é um filme anglo-americano de 2013, baseado no personagem Superman da DC Comics e distribuído pela Warner Bros. Pictures. É o primeiro filme do Universo Estendido DC, sendo dirigido por Zack Snyder e escrito por David S. Goyer. O elenco é composto por Henry Cavill como Clark Kent, Superman, Amy Adams como Lois Lane, e Michael Shannon como General Zod. Man of Steel é um reboot da série cinematográfica do Superman, mostrando a história de origem do personagem.

EnredoEditar

O enredo do longa-metragem narra a origem do famoso herói da DC Comics, Superman, introduzindo o Universo Estendido DC, o novo universo cinematográfico que envolve os heróis da empresa em um mundo mais atual e realista, mostrando o lado humano dos personagens além dos próprios seres que habitam a Terra e suas diversas reações a acontecimentos estranhos. Em Man of Steel nos vemos a reação dos humanos com a chegada de um extra-terrestre e uma nova história para o Homem de Aço, contando sua origem enquanto ao mesmo tempo, narra os tempos atuais.

A história segue pela visão de Clark Kent, um Kryptoniano que viveu sua vida inteira entre humanos, mesmo tendo poderes inimagináveis na Terra. Ele aprendeu a conviver entre as pessoas graças a criação de seu pai Jonathan Kent e Martha Kent em uma fazenda de Smallville, que o ensinaram a esconder seus poderes acreditando que a humanidade não estava pronta para ver seus dons. Com o tempo, Clark descobre a verdade de seu planeta natal Krypton e de seus pais, além de se apaixonar pela repórter do Planeta Diário Lois Lane.

ElencoEditar

ProduçãoEditar

Em agosto de 2008, a Warner Bros. decidiu reiniciar completamente a série de filmes do Superman. Jeff Robinov planejava lançar o filme em 2010 ou 2011. Paul Levitz declarou em uma entrevista que Batman detém a chave para a reinicialização do Superman. Ele elaborou: "Todo mundo está esperando o Nolan assinar para fazer outro Batman, uma vez que isso aconteça, a data de lançamento para o Superman e todos os outros projetos futuros se seguirão". Em agosto de 2009, uma decisão judicial deu em que a família de Jerry Siegel recapturou 50% dos direitos das origens do Superman e a parte de Siegel dos direitos autorais na Action Comics nº 1.

Man of Steel emprega uma narrativa de trama não-linear, contando partes da história através de flashbacks. Durante discussões sobre a história de The Dark Knight Rises, em 2010, David S. Goyer contou a Christopher Nolan suas idéias sobre como apresentar o Superman em um contexto moderno. Impressionado com o conceito de Goyer, Nolan apresentou a ideia à Warner Bros., que contratou Nolan para produzir e Goyer para escrever um filme baseado no sucesso financeiro e crítico de The Dark Knight. Nolan admirava o trabalho de Bryan Singer em Superman Returns por sua conexão com os filmes de Richard Donner, afirmando que "muitas pessoas abordaram o Superman de muitas maneiras diferentes. Eu só sei o jeito que isso funcionou para nós, é o que eu sei fazer", enfatizando a ideia de que o Batman existe em um mundo onde ele é o único super-herói e uma abordagem semelhante em Man of Steel asseguraria a integridade necessária para o filme. "Cada um serve para a lógica interna de sua história. Eles não têm nada a ver um com o outro". Nolan, no entanto, esclareceu que o novo filme não teria qualquer relação com a série de filmes anterior.

Embora originalmente havia sido feito para ser o primeiro de uma trilogia independente do Superman, foi decidido que o filme serviria como o primeiro de um Universo Estendido DC, seguindo o sucesso de bilheteria de The Avengers de 2012. Jeff Robinov, presidente da Warner Bros., afirmou que "está dando o tom para o que os filmes vão ser daqui em adiante. Isso, é definitivamente o nosso primeiro passo". Planos incluídos para o filme continham referências à existência de outros super-heróis, aludindo a filmes futuros no UEDC. Guillermo del Toro, com quem Goyer trabalhou em Blade II, recusou a posição do diretor no reboot por causa de seu compromisso com a adaptação cinematográfica de At the Mountains of Madness, enquanto Robert Zemeckis também foi sugerido para o papel, antes de Zack Snyder ser contratado em outubro de 2010 para dirigir o reboot.

GaleriaEditar

Imagens promocionaisEditar

VídeosEditar

Links externosEditar

Filmes no Universo Estendido DC
Filmes Man of Steel | Batman v Superman: Dawn of Justice | Suicide Squad | Wonder Woman | Justice League
Filmes que virão Aquaman | Shazam! | Wonder Woman 1984 | Birds of Prey | Cyborg | Green Lantern Corps
Filmes anunciados Batgirl | The Batman | Deathstroke | Filme do Coringa sem título | Flashpoint | Gotham City Sirens | Justice League Dark | Sequência de Justice League | Lobo | Sequência de Man of Steel | Nightwing | Suicide Squad 2 | Supergirl | The New Gods